Quem sou

Chamo-me Ricardo Oitavén, e nasci a 19 de Fevereiro de 1964, com licença de rádio-amador - CT1EBQ, desde 1990 e na categoria A a 19/05/1995.
Em 2023 solicitei ao INCM de Moçambique a licença para poder ali operar, concedida com o indicativo - C91EBQ.

Sou orgulhosamente pai de 2 filhos e já avô. E, espero que algum dos meus filhos e netos se venham a interessar por rádio-amadorismo, e pela multi-disciplinaridade dos temas envolvidos!

O meu QTH

Vivo numa pequena vila de nome Cascais, entre o mar, a Sul e a montanha a Norte, situada nas zonas,

Locator: IM58gr
ITU zone: 37
CQ zone: 14

Postais de Cascais, locator IM58gr

Um pouco da minha história no rádio-amadorismo…

Desde os meus 9 anos que demonstrava interesse por experiências científicas, ligadas à física e à química, à eletrónica e comunicações, que geralmente compilava da revista Pais & Filhos e de onde copiava meticulosamente para uma sebenta, com os meus apontamentos...

Uma galena, uma chave morse, um transformador elevador de tensão para dar choques aos amigos, um detector de metais e um eletroíman

Mais tarde com 11 anos interessei-me por electrónica quando descobri um curso de aprendizagem do meu pai para montar um receptor de ondas médias e curtas a válvulas, fechado num armário.
Tarefa concluída, a experiência correu bem e o receptor ficou a funcionar. Montei uma antena, um fio comprido e ouvia todo o mundo!
Estavam decididos os meus interesses - queria aprender eletrónica!

Seguiram-se muitas montagens e invenções (para mim): a compra do meu primeiro rádio CB - GE model 3-5813B, as antenas, o DX em anos de boa propagação e muitos QSO locais com amigos, quase todos eles hoje rádio-amadores… todos explorávamos o mundo da eletrónica ainda numa era pré-Internet.

Entretanto tive contacto com os primeiros computadores. Montei 10x Sinclair ZX81 para pagar um curso de Basic e, novas portas se abriram… enquanto os meus amigos passavam tardes a jogar nestes novos computadores pessoais eu passava-as a programar. Adorava programar! Passava madrugadas a escrever código e a aprender linguagens mais rápidas como o C e assembler…

Mais tarde, com 17 anos, criei a Rádio Cascais, a primeira ou uma das primeiras emissoras a transmitir em FM stereo no país, onde nem as rádios comerciais da altura o faziam! Foi um pequeno sucesso onde passei a conhecer-me mais uma característica - a de empreendedor.
A rádio foi um projecto de 2 anos, com tudo construído por mim: o transmissor, o amplificador de potência com uma válvula de duplo tetrodo QQE 06/40 (de onde tirava uns 80W), a mesa de mistura com sistema VOX, encoder de stereo, e antenas.

Aos 22 anos e apenas com literatura de revistas que conseguia comprar nos quiosques locais, construí o meu primeiro emissor de onda curta em AM, com cristal nos 7.105Khz, no chassi do receptor do curso. Um transmissor a válvulas, que retirava dos televisores que ía reparando ou de outros que não tinham reparação fácil. Eram a fonte de peças e componentes para uma indústria onde ainda não era assim tão fácil comprar componentes: resistências, condensadores, válvulas e mais tarde transistores e, circuitos integrados…

o meu primeiro emissor, 1986

Por essa altura escrevia-me com um amigo que partilhava dos mesmos interesses, morava em Fiães, no norte do país e que entusiasmei a também construir um emissor; hoje o CT1EAX.
O transmissor foi um sucesso e o Carlos Ventura, CT1EAX lá conseguiu identificar a música de Jean-Michel Jarre, numa emissão pirata, em AM nos 40m em 7.105 MHz, no meio de todo o QRM num rádio velhinho!…
Minutos depois, numa corrida ao posto de correios de Fiães registou o êxito com um telefonema para minha casa.

Pouco tempo depois comecei a trabalhar na indústria dos semi-condutores com fácil acesso a estes componentes. Com os conhecimentos anteriores desenvolvi projectos para integrar velhos PDP8, da Digital com os novos PC 286, acelerando o processo de fabricação e testes de produto na área de semi-condutores da Alcatel Portugal.

Entretanto voltei aos estudos para cursar Engenharia Física. O dia não chegava! 8 horas de aulas, mais 8 horas de trabalho e natação em dias alternados obrigaram-me a deixar o trabalho e iniciar uma pequena empresa. Hoje a Open Solutions que actua na área dos sistemas e tecnologias de informação.

Os rádios iam e vinham, CB's e alguns rádios comerciais que conseguia comprar ou de diplomatas que transformava, e que programava eproms, para as bandas de amador.

Casei, nasceram os filhos, mudei de casa e durante 20 anos afastei-me do rádio amadorismo, não das electrónicas e da programação…

Mas, quando pensamos que sabemos todas as respostas, vem a vida e muda-nos as perguntas!

as minhas antenas
Em 2017 estava de volta à casa onde comecei todas as experiências. Praticamente todos os rádios estavam avariados! Reuni manuais, mudei condensadores, voltei a ligar os TNC, ajustei e afinei, melhorei algumas antenas que ainda se encontravam de pé, substitui cabos coaxiais e em 2021 eis que surge a possibilidade de adquirir alguns equipamentos novos, entre eles o par IC-7300 e o IC-9700!

O resultado que vêem nestes posts são o fruto deste modesto conhecimento, adquirido ao longo dos anos, nas mais diversas disciplinas, onde brinco com a electrónica, as rádio-comunicações e programação…

Este sou eu...

Adoro viajar, sobre tudo de moto, a solo ou em pequenos grupos. Conhecer outros seres humanos, outras raças, tradições e ver como somos diferentes e ao mesmo tempo tão semelhantes!
Entre as viagens de moto contam-se algumas na Europa, como ao Nord Kap na Noruega durante 45 dias a solo e a Marrocos com a minha filha… e, um pouco por outros continentes onde voava em parapente!...

E ainda hoje gosto de brincar com Lego e ler um bom livro!...

Marrocos à esquerda, Noruega a caminho de Preikestolen à direita


Agradecimentos
Esta página, muitos dos seus desenvolvimentos e plugins foram feitos pelo meu filho Tiago Oitavén!
Muito obrigado filho por teres aturado os meus caprichos e tornares possível este projecto!

73, de Ricardo Oitavén
CT1EBQ