Microfone de construção caseira

Há muito que procurava o santo graal dos microfones!
Pesquisei esquemas dos melhores microfones no mercado para equipamentos de radio amador e, entre modelos da Icom e da Yaesu, cheguei às seguintes conclusões,

a) é importante dar um pouco de ênfase aos graves e agudos, para compensar a nossa perda de audição nas frequências mais baixas e nas frequências mais altas do espectro de som. Na verdade certos ditongos para serem bem compreendidos e se distiguirem em palavras semelhantes necessitamos dos tons altos e, os baixos dão uma presença e tonalidade de voz de broadcasting…
Preciso de adicionar um filtro que acentue estas frequências!

b) Pastilhas dinâmicas ou de condensador?
Há microfones que utilizam pastilhas de condensador! Mais baratos e com uma resposta de frequência muito boa. Mas, verifiquei que os mais caros utilizam microfones dinâmicos!
As minhas pesquisas levaram-me a conhecer 2 modelos de sonho para qualquer rádio amador: os M-1 e M-100 da Yaesu!
Estes microfones incluem não uma, mas duas pastilhas de micro de cada um destes modelos, que podem ser ligados ou desligados individualmente ou em simultâneo!
O efeito é simplesmente surpreendente!
Incluí ambos os tipos de microfone neste meu circuito.

O esquema é simples, um pré-amplificador seguido de um buffer tradicional, onde antecede um pequeno filtro que encontrei no microfone da Icom HM-219 que equipam os rádios IC-7300 e IC-9700, amplamente elogiados pelo seu audio…

Este circuito é apenas uma experiência e pode ser melhorado. Repare-se na mistura dos microfones e apesar do efeito ser bem conseguido deveria ter uma etapa pré-amplificadora independente para cada microfone, depois o filtro seguido do buffer.
Mas deixo esta experiência para ser concluída por vós!